FOTO
Clara
Molina
Valorizamos os biomas nativos e temos a semente como ferramenta que ressalta as pequenas e importantes histórias que sustentam a existência do todo: social, econômico e ambiental.
Queremos semear e fazer essa conexão através da natureza. Queremos criar possibilidades de crescimento através da semente.
Sobre Nós
Oferecemos ações sistêmicas com criatividade, impacto e inovação.
Na VerdeNovo acreditamos que
Sozinho não se vai longe
É preciso dar para receber
Precisamos ser a mudança que queremos ver no mundo
Sementes nativas,
comunidades fortes.
Quem é quem
Bárbara Pacheco
CEO VerdeNovo
Empreendedora de impactos positivos, um tantim inquieta, múltipla nos hobbies, filha, amiga e irmã, mulher do mato. Formei em Ciências Biológicas na UnB (Universidade de Brasília) e defendi o mestrado regado a queijos e “uaaaai sô” na cidade de Montes Claros-MG. Desenvolvi diversas atividades na Embrapa Cerrados, Brasília, ligadas a restauração ecológica, sementes nativas e Cerrado. Em 2016, fundei a VerdeNovo que é um negócio que ressignifica o que é riqueza, que restaura laços com a natureza e que envolve comunidades periféricas rurais na cadeia da restauração ecológica. Desde que me descobri como plantadora de primaveras gritantes decidi me envolver na pauta de impacto em Brasília e no Brasil. Participei de mais de 10 programas de aceleração, sendo o último do BNDES garagem para negócios de impacto. Faço parte do Conselho gestor da coalizão pelo impacto em Brasília e da Comunidade de impacto da capital federal. Participo de diversas reuniões, aulas, palestras, entrevistas, podcasts com o foco no tema de impacto na perspectiva de quem faz acontecer. E hoje a VerdeNovo fortalece a mão que colhe sementes nativas e impulsiona a mão que planta, busca trazer amplitude de impactos para a cadeia da restauração ecológica no Brasil e quiçá no mundo.
Tenho muitas em mim, mas a que mais me encanta e transforma é a Bárbara coletora e dispersora de sementes…. e ideias!
Simone Sousa
Diretora de impacto e processos
Sou Coletora, Engenheira Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2007) e Mestre em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília (2015). Tenho experiência com qualidade da água e restauração ecológica. Trabalhei na Embrapa Cerrados, como bolsista durante 7 anos. Desde 2017 trabalho na VerdeNovo, onde trabalhamos com o comércio de sementes nativas, com pessoas de vulnerabilidade social, pessoas essas que destruíam o Cerrado para viver, hoje cuidam do Cerrado para tirar o seu alimento e sustento. Atuo diretamente com as comunidades coletoras construindo elos e nos nutrindo de conversas informais.
Juliana Lessa
Gerente comercial
Sou baiana, residente em Brasília há dez anos e apaixonada pelo bioma Cerrado. Sou bacharel em Direito, mas me redescobri em Brasília, coração do Planalto Central. Hoje sou Técnica em Meio Ambiente pelo Senac do Distrito Federal, graduada em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB) e Gerente Comercial na VerdeNovo. Sou muito motivada pela temática da Conservação deste bioma e me encantei com o trabalho de coleta de sementes e do negócio de impacto socioambiental desde o primeiro contato. Gosto muito de doces, de viajar e de atividades ao ar livre como pedalar e fazer trilhas pelo Cerrado. Uma frase do poeta Nicolas Behr que me acompanha desde a graduação e faz muito sentido hoje, onde também estou inserida profissionalmente, é : “Os fazedores de desertos se aproximam e o Cerrado se despede da paisagem brasileira. Uma casca grossa envolve meu coração”.
Marah Lacerda
Prospecção de leads
Moro em Fortaleza no CE, sou casada e tenho uma filha de 9 anos, adoro pedalar, ler e ver filmes de ficção, formada em MKT e publicidade, com especialização em gestão de processos e novos negócios. Atuei com gestão de equipe no grupo Boticário com foco em captação de novos processos por 3 anos e meio, e estou na área comercial há 17 anos, sou responsável pela formação e qualificação de leads da VerdeNovo há um ano.
Myle Mariano
Pesquisa bibliográfica
Sou Engenheira Florestal pela Universidade de Brasília e tenho experiência com geoprocessamento, mas gosto mesmo é de identificação botânica e restauração ecológica. Na VerdeNovo, atuo no levantamento bibliográfico de informações sobre as espécies do catálogo, como, por exemplo, os seus usos e técnicas de beneficiamento das sementes, com o objetivo de orientar as escolhas dentro de um projeto de restauração ecológica.
Caminham do nosso lado
Paula Lima
Formada em Agroecologia pelo IFB (Instituto Federal de Brasília), mestranda em Desenvolvimento Sustentável no Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB. Atua nas áreas de agroecologia, comunicação e extensão rural, restauração ecológica e sociobiodiversidade.